Home

O DOCE SABOR DE VIVER BEM INCLUI OS CUIDADOS COM O DIABETES

 

A diabetes é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como consequência, a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células, provocando sua elevação no sangue ,ultrapassando as taxas normais (70 a 110 mg/dl).

 




Complicações:

  • O diabetes causa vários problemas a longo prazo, entre eles, complicações oculares, nos rins, nos nervos e nos vasos sanguíneos. O diabetes é a principal causa de gangrena ,infarto e derrame.
  • As pessoas com diabetes podem apresentar uma alteração na retina denominado retinopatia diabética. Com o tempo esse distúrbio pode se transformar em cegueira. No mundo, cerca de 15.000 pessoas por ano se tornam cegas devido ao diabetes. Mas as doenças oculares podem ser prevenidas em 90% pelo diagnóstico precoce e pelo tratamento adequado.
  •  
  • Os diabéticos devem ser submetidos a exames oculares pelo menos uma vez ao ano.
  • Outras complicações do diabetes é a neuropatia periférica. Ela é uma alteração nos nervos que pode causar uma perda da sensação, imobilização, reflexos mais lentos, dor ou sensação de formigamento nos pés e nas mãos. A diminuição da sensibilidade pode fazer com que a pessoa machuque sem sentir dor e o ferimento pode infeccionar por falta de cuidados, desenvolvendo um quadro grave que pode levar à amputação.
  • Por isso, é essencial que a pessoa com diabetes esteja sempre atenta a feridas na pele, principalmente nos pés. 
  • Cerca de 86.000 diabéticos são submetidos à amputações a cada ano. As amputações podem ser prevenidas pelos exames frequentes dos pés e dos calçados. 
  • A doença nos rins também é preocupante e pode ser prevenida, em 50% dos casos, pelo controle adequado da pressão sanguínea e dos níveis de glicose do sangue. Essa doença é denominada nefropatia diabética. 
  • Os rins funcionam como “filtros”, que eliminam substâncias desnecessárias e /ou tóxicas para o nosso organismo. Quando ocorre a nefroptia diabética, os rins vão perdendo a capacidade de eliminar, de forma adequada, essas substâncias.
  • Assim, ocorre eliminação exagerada de proteínas. Se a nefropatia diabética não for diagnosticada e tratada de forma adequada, pode evoluir para insuficiência renal, precisando de diálise para o controle. 
  • Sem dúvida, a principal complicação do diabetes é a doença cardiovascular. Por isso, as pessoas com diabetes devem tomar alguns cuidados. Uma preocupação importante é manter sempre baixos os níveis de colesterol. Deve-se também controlar a pressão arterial,. A obesidade, o nível de glicose no sangue e o fumo. Além disso, é fundamental a realização de exercícios físicos.

 

Como se prevenir da diabetes ?

Um indicativo do estágio inicial da doença é uma condição clínica, cujos resultados do exame TTG (teste de tolerância de glicose) situam-se entre os valores 100 a 125mg/dl de sangue, classificada como pré-diabetes. Outro diagnóstico pode ser feito pelos resultados pós-prandiais (2 horas após refeição em média) em que os valores de 140-200 indicam pré-diabetes e acima de 200 o paciente já é classificado como diabético.

Quando o paciente recebe a notícia do médico de que é um pré-diabético, em geral pode assustar, mas se bem controlado, esse paciente pode levar uma vida perfeitamente normal e até reverter esse quadro.

 

Em suma, uma vez recebido o diagnóstico de pré-diabetes, é preciso encarar como um alerta e repensar os hábitos e estilos de vida e procurar sempre um nutricionista especialista em diabetes que possa orientá-lo nessa nova etapa que se inicia: a busca por uma alimentação saudável e a não continuidade da doença.

 

Clique aqui e Conheça nosso Programa de Terapia Nutricional para apoio ao tratamento e controle da diabetes.

 

 

Fonte:

www.boasaude.com

www.dibetes.org.br

 

 

Consultoria em Atividade Física

Banner

Datas Comemorativas da Saúde

Banner

Galeria de Eventos

Banner

Vídeos

Banner